Email: mirandanetoms@yahoo.com.br
Instituição: NUFEP – UFF, PPGHCTE – UFRJ
Vínculo Acadêmico: Pesquisador / Discente
Título do filme: Mataram meu Gato
Direção: Ana Rieper e Maria José Alfaro
Produção: Raccord Produções
Ano e local da realização: 2006, Rio de Janeiro
Formato Original: ( ) digital ( ) VHS (X) película: 35mm
Tempo de duração em minutos: 16’
Idiomas: Português
Com legendas: Espanhol
Entidade Patrocinadora: Petrobrás
Título da Pesquisa: Identidades alegadas, pertencimentos esquecidos: jogos e táticas identitárias na Maré do Rio de Janeiro
Coordenador ou Orientador/Instituição:
Pesquisa desenvolvida por Mário Miranda Neto sob orientação de Simoni Lahud Guedes NUFEP e PPGA-UFF
Resumo ou Sinopse por Mário Miranda Neto
Mataram Meu Gato é resultado da articulação de pesquisas costuradas ou empreendidas a partir de um esforço etnográfico na dita favela da Maré, Rio de Janeiro, que foi classificado como argumento para o filme .
Ao se aproximar do GRES (Grêmio Recreativo Escola de Samba) Gato de Bonsucesso, a etnografia apontou pertencimentos reivindicados e transmutados em acusações em razão da origem dos primeiros moradores da Nova Holanda - uma dos localidades da Maré. Ocorre que a Nova Holanda, no contexto sitiuacional das chamadas “Remoções de Favelas”, se apresentava como um CHP – Centro de Habitação Provisória, que recebia pessoas das mais diferentes localidades. Como se não bastasse os fazeres da escola de samba se confundiam com os lugares de onde as pessoas vinham, revelando toda uma dinâmica social desta “favela do estado” por surgir de uma política pública confirmadora de uma segregação espacial na cidade do Rio de Janeiro.
Um comentário:
hola soy estudiante de antropologia en cordoba argentina, estoy buscando este video con subtitulos para hacer un trabajo de antropologia de la politica, uds lo tendrian?
Postar um comentário