domingo, 4 de maio de 2008

Mataram meu Gato

Email: mirandanetoms@yahoo.com.br

Instituição: NUFEP – UFF, PPGHCTE – UFRJ

Vínculo Acadêmico: Pesquisador / Discente

Título do filme: Mataram meu Gato

Direção: Ana Rieper e Maria José Alfaro

Produção: Raccord Produções

Ano e local da realização: 2006, Rio de Janeiro

Formato Original: ( ) digital ( ) VHS (X) película: 35mm

Tempo de duração em minutos: 16’

Idiomas: Português

Com legendas: Espanhol

Entidade Patrocinadora: Petrobrás

Título da Pesquisa: Identidades alegadas, pertencimentos esquecidos: jogos e táticas identitárias na Maré do Rio de Janeiro

Coordenador ou Orientador/Instituição:

Pesquisa desenvolvida por Mário Miranda Neto sob orientação de Simoni Lahud Guedes NUFEP e PPGA-UFF

Resumo ou Sinopse por Mário Miranda Neto

Mataram Meu Gato é resultado da articulação de pesquisas costuradas ou empreendidas a partir de um esforço etnográfico na dita favela da Maré, Rio de Janeiro, que foi classificado como argumento para o filme .

Ao se aproximar do GRES (Grêmio Recreativo Escola de Samba) Gato de Bonsucesso, a etnografia apontou pertencimentos reivindicados e transmutados em acusações em razão da origem dos primeiros moradores da Nova Holanda - uma dos localidades da Maré. Ocorre que a Nova Holanda, no contexto sitiuacional das chamadas “Remoções de Favelas”, se apresentava como um CHP – Centro de Habitação Provisória, que recebia pessoas das mais diferentes localidades. Como se não bastasse os fazeres da escola de samba se confundiam com os lugares de onde as pessoas vinham, revelando toda uma dinâmica social desta “favela do estado” por surgir de uma política pública confirmadora de uma segregação espacial na cidade do Rio de Janeiro.

Um comentário:

yuyito disse...

hola soy estudiante de antropologia en cordoba argentina, estoy buscando este video con subtitulos para hacer un trabajo de antropologia de la politica, uds lo tendrian?